Doadores de Sono, de Karen Russel

Título: Doadores de Sono
Título Original: Sllep Donation
Autor (a): Karen Russell
Editora: Record
Páginas: 166
Ano de lançamento: 2016


Sinopse: Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.





Doadores de sono é uma breve ficção que nos conta sobre uma epidemia que assola os Estados Unidos, a insônia. De uma hora para outra as pessoas simplesmente pararam de dormir.
O Corpo do Sono é uma empresa privada que recruta doadores de sono, através de pequenas doações de sonhos vidas são salvas. A recrutadora com os melhores números é Trish Edgwater, que perdeu a irmã para a epidemia.

“O que me destaca como recrutadora, dizem os irmãos Storch, é o fato de que a morte de minha irmã está eternamente fresca na minha memória; um choque, um ultraje. Não preciso procurar o pulso: essa veia continua aberta e à mostra. “

Para ser um doador, a pessoa passa por um teste e responde um questionário para saber se seus sonhos são aptos a serem doados. O questionário é basicamente sobre os possíveis pesadelos que possam assombrar seus sonhos. Dependendo de suas respostas seus sonhos são coletados e encaminhados para uma central de tratamento de sonhos, onde os sonhos serão tratados, purificados, refinados e distribuídos para os insones compatíveis.

Como a quantidade de insones é crescente a cada dia, mais e mais doadores são necessários. A suprema corte acaba liberando a extração de sonos de bebês, que são mais puros que os sonhos dos adultos. Trish é a sortuda que encontra a Bebê A. A primeira doadora universal, que tem um sonho tão puro que pode doar para qualquer insone. O maior problema do corpo do sono será convencer o Sr. Felix Harkonnen, o pai da Bebê A, que não aguenta mais ver a filha doar seus sonhos.

“O último dia da minha irmã se desenrolou sem levar em conta lua ou sol. Morreu acordada depois de vinte e um dias, onze horas e quatorze minutos sem dormir. Trancada dentro do próprio crânio, sem conseguir alçar voo. “

Outro problema paira sobre o Corpo do Sono. Um doador infectou várias pessoas com seu pesadelo indetectável. Sem saber a identidade do doador ele passou a ser chamado de doador Q. Seu pesadelo é tão real, que as pessoas que antes sofriam de insônia e queriam dormir, agora querem ficar acordadas. O pesadelo tem se espalhado como um vírus letal, tão forte que leva algumas pessoas a cometerem suicídio. Até conseguirem a cura para esse pesadelo, uma enorme turbulência afetará o Corpo do Sono.

Doadores do sono é um livro curtinho e com uma história muito interessante. Epidemia de insônia, doação de sonhos, pesadelo viral, são itens bastante curiosos e me deixaram curiosa para ler a obra. Infelizmente acabei me decepcionando um pouco com o livro. A escrita da autora é em primeira pessoa, o que gosto muito, mas não funcionou nesse livro. Tornou a narrativa um tanto enfadonha. A personagem principal, a Trish, passa uma imagem de fraca e apagada numa história em que ela narra.

Apesar de não ter gostado da forma escrita da história, o contexto que ela traz foi muito interessante e gostei bastante da experiência de leitura.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo